Tatuagem Vicia? O Quê Este Ditado Significa?

by

Sue Maistro

É possível que exista um tipo de vício em tatuagens? Tatuagem vicia mesmo ou isso é um mito das pessoas? Uma coisa é fato: tatuagens estão em alta e super populares entre as pessoas. Melhor do que isso, existem estilos de tatuagens hoje para todos os gostos, desde as delicadas e minis até grandes tattoos. Elas são uma forma de expressar um pouco de quem você é.

Você pode ter visto alguém com muitas tatuagens por aí e achado que esta pessoa tem um tipo de vício em tatuagem, mas tatuagem não vicia, sejamos honestos. Por isso que quando perguntam se tatuagem vicia, falar que sim é apenas uma brincadeira descontraída entre as pessoas que descobriram que fazer uma tatuagem não é tão doloroso quanto pensavam (por isso elas voltam para fazer mais).

As tatuagens não são viciantes, de acordo com a definição clínica de vício. A American Psychiatric Association define o vício como um padrão de uso ou comportamento de substâncias que não é facilmente controlado e pode se tornar compulsivo com o tempo.

Existem muitos motivos diferentes para fazermos tatuagens. As pessoas se expressam das mais diversas formas e a tatuagem é mais uma forma de expressão que dá forma a quem somos, o que queremos dizer para o mundo ou representar. As vezes, as tatuagens são como nossas armaduras emocionais ou até mesmo cicatrizes da alma. Elas também pode ser páginas da sua história contada de forma ilustrada em sua pele.

Quando você faz uma tatuagem, durante o processo, há uma liberação de adrenalina em seu corpo, o que te dá uma sensação revigorante e de energia. Sua frequência cardíaca pode aumentar, você pode até mesmo sentir menos dor e ter uma sensação de sentidos aguçados.

E esta sensação, é algo ao qual algumas pessoas costumam lembrar e gostam de sentir novamente. Se existe algum tipo de vício envolvido aqui, seria o vicío em adrenalina, mas calma…Não existe ser viciado em adrenalina também! Apesar de ser outro ditado que as pessoas costumam dizer.

O processo de se tatuar causa uma injúria na pele, ou seja, um machucado superficial para que a arte seja aplicada na região. O ferimento, pode desencadear a liberação de endorfinas, que são substâncias químicas naturais que ajudam a aliviar a dor e causam uma sensação de prazer. Isso acontece quando você está fazendo um exercício físico ou comendo.

A leve dor que fazer uma tatuagem causa, faz com quê você libere endorfinas e se sinta bem, causando uma sensação de euforia. Esse sentimento dura pouco tempo e por isso, há o desejo de experimentá-lo novamente, por isso muitas pessoas se planejam para fazer as próximas tatuagens.

Outros dizem que as pessoas que se tatuam muito gostam da dor que o processo causa, mas isso não é verdade. Nem todo mundo que gosta de tatuagens, gosta de sentir a dor que fazer a tatuagem causa. Os que não gostam de sentir dor, mesmo uma dor leve, se apegam ao fato de estarem fazendo uma arte permanente em seus corpos.

E a arte, por si só, possui muito poder na vida das pessoas, ainda que muitos não pensem assim, a arte é importante para as pessoas de diversas maneiras. Desde os colecionadores de obras de arte em quadros, esculturas até os colecionadores de arte na pele, há muito sentimento envolvido na apreciação da arte. A arte corporal, geralmente possui significados íntimos e muito importantes para muitas pessoas que as fazem.

E as pessoas estão dispostas a sentir algum nível de dor em prol de algo que queiram muito e que vá durar uma vida inteira em suas peles. O ser humano possui um desejo contínuo de expressão e as tatuagens permitem que as pessoas se expressem através delas. Elas se tornam uma representação de sua individualidade, personalidade e gosto artístico. E isso, por si só, pode ser uma sensação tão emocionamente que muitos confundem com vicio.

Em contrapartida, as tatuagens podem significar alivio de um momento de estresse na vida. Você pode resolver fazer uma tatuagem para marcar o fim de um período difícil, o começo de uma nova jornada e até para simbolizar a recuperação de adversidades e traumas.

Se tatuagem vicia, saiba que é um tipo de vicio do bem, pois ele não te coloca em risco e nem machuca outras pessoas. Enquanto muitos recorrem ao álcool, fumo e uso indevido de substâncias para superar desafios da vida ou se sentirem bem, escolher em fazer uma tatuagem, com certeza é uma escolha mais saudável.

No entanto, não se engane, a tatuagem não serve tanto assim como alívio de estresse, pois os momentos de estresse na vida de uma pessoa são muito maiores do que o tempo que ela leva para fazer uma segunda, terceira ou quarta tatuagem. Isto porque fazer uma tatuagem envolve um investimento financeiro que nem todos podem se dar ao luxo de fazer com frequência.

Saiba que o vício é uma condição grave de saúde que dá a pessoa desejos e falta de controle sobre si mesmo que as levam a procurar por atividades ou substâncias sem se preocupar com as consequências que elas causam. Fazer uma tatuagem não representa um vício no sentido clínico e não existe nenhum diagnóstico de saúde mental para vício em tatuagens.

Os cuidados que você deve ter são os de escolher um local seguro em termos de biossegurança, com uso de EPIS e materiais descartáveis, além de um tatuador que tenha competência no trabalho e estilo que precisa ser executado.

Leia mais: