Obra de Arte: Um investimento Financeiro Tangível

by

Sue Maistro

Você sabia que comprar uma obra de arte é fazer um investimento financeiro? Muitas pessoas não olham para a obra de arte como investimento financeiro ou como um negócio rentável em termos financeiros, mais saiba que a obra de arte é um investimento tangível que se valoriza cada dia mais ao longo dos anos.

Esta valorização pode acontecer em um espaço de tempo médio ou longo. As vezes, ela acontece em um espaço de tempo curto, principalmente se o artista for talentoso e tiver potencial. Muitos não gostam de olhar para a obra de arte assim, mas em tempos de tanta desvalorização do artista, acredito ser um tema relevante.

Você sabe o que é uma obra de arte? Obra de artetrabalho artístico ou somente obra, é uma obra criada ou avaliada por sua função artística ao invés de prática. Por função artística, se entende a representação de um símbolo, do belo. Apesar de não ter isso como principal objetivo, uma obra de arte pode ter utilidade prática.

Pode consistir num objeto, uma composição musical, arquitetura, pintura, um texto, uma apresentação, um filme, um programa de computador, dentre outros. Entretanto, o que é considerado uma obra de arte depende do contexto histórico e cultural, e do próprio significado de arte. Uma obra de arte, por conseguinte, é um produto que transmite uma ideia ou uma expressão sensível. Trata-se da criação que projeta ou reflete a intenção de um artista. (fonte:Wikipedia)

Existem muitos colecionadores de arte que investem em novos artistas com potencial e talento porque sabem que daqui alguns anos, se estes artistas se destacarem no mercado da arte, suas obras de arte quadriplicarão de valor. Muito mais do que isso, as vezes um trabalho artístico se valoriza em mais de 1000%.

Isto mesmo. Uma obra de arte de um artista novo no mercado da arte que possui valores de investimentos entre 5k e 15k como as minhas, daqui alguns anos podem ser valorizadas a tal ponto que passam de 15k para mais de 500 mil. 

Então, saiba que investir em obras de arte, principalmente de novos artistas com potencial é um bom negócio financeiro. Não somente por ter algo belo e com valor artístico em seu ambiente, mas pela possibilidade desta obra de arte se tornar um ativo de investimento de alto valor daqui a alguns anos.

Isto significa que colecionar obras de arte vale muito a pena e você pode começar fazendo isso com artistas novos, onde o investimento inicial será menor e principalmente, ajudar este artista a se destacar no mercado da arte promovendo a arte dele para conhecidos e pessoas com potencial de investimento como o seu.

Assim você valoriza não somente o artista que criou aquela obra, mas também valoriza a obra de arte na qual você investiu. Todo mundo ganha. Para olhar para uma obra como um ativo de investimento valoroso é preciso entender o valor da arte contemporânea nos tempos atuais, ser um admirador de arte e entender o quanto ela é importante para o mundo e faz parte da cultura e vida das pessoas.

Ilustrando este artigo, minha obra de arte Reconstrution. Você pode adquiri-la e investir nela aqui >> Reconstrution

Saiba como encomendar uma arte minha:

Leia também