Tatuagem na Mão Desbota? Dicas e Inspirações

by

Sue Maistro

A tatuagem na mão começou a entrar na moda a alguns anos. Isto porque tatuagem na mão não era muito bem vista, já que fica extremamente aparente. No entanto, junto com a expansão do estilo de tatuagem fineline e tatuagens delicadas, a tatuagem na mão ganhou alguns adeptos.

Porém antes de fazer uma tatuagem na mão, é preciso saber algumas coisas essenciais sobre a pele desta região e sua aceitação do pigmento da tattoo. A pele da mão troca com maior frequência que a pele do resto do corpo. 

Isto acontece porque ela está em contato com muitos abrasivos, água, sabão e claro, nossas mãos fazem tudo por nós, são nossas ferramentas de trabalho, então há um desgaste maior da pele da região.

A pele na palma das mãos e dedos:

  • tem uma camada córnea espessa e robusta
  • é rica em tecido adiposo e conjuntivo, atuando como uma “almofada“ capaz de suportar a pressão mecânica
  • não tem pelos e carece de glândulas sebáceas. 
  • tem alta densidade de glândulas sudoríparas                                  
  • tem escassez de fatores  hidratantes naturais (FHN)

A pele no dorso das mãos:

  • possui pouco tecido adiposo
  • é especialmente fina
  • tem somente alguns pelos finos

O dorso de nossa mão (a parte de cima) possui uma pele mais fina, um PH menos ácido do que outras partes de pele do corpo, por isso estão sujeitas a maior desidratação e ressecamento. A pele de nossa mão não é muito capaz de estabilizar os poucos lipídios e componentes fixadores que possui.

Como resultado, as nossas mãos são mais suscetíveis a desidratação e ressecam rapidamente quando sobrecarregadas. O uso que fazemos de nossas mãos, fazem com quê elas fiquem expostas a fatores externos que alteram seu manto lipídico, além do contato frequente com abrasivos (sabão, água, mudanças de temperatura, etc) a ressecam muito.

Os sistemas de proteção e reparação naturais da pele recebem exigências excessivas, cujo resultado pode ser o dano da função de barreira cutânea. Dito tudo isso, acredito que ficou um pouco mais claro os motivos pelos quais a tatuagem na mão nem sempre fica bonita. Para ter uma tatuagem bonita, precisamos ter um pele bem cuidada e hidratata.

Além disso, o tipo de pele interfere em como o pigmento da tatuagem se comporta na nossa derme. Uma pele muito fina pode reagir de formas diferentes ao pigmento.

A pele muito fina quando recebe uma tatuagem pode tanto expulsar esse pigmento (deixando a tatuagem desbotada) quanto absorver este pigmento de forma comprometida, deixando as linhas grossas, espallhadas dentro dela, o que causa um aspecto inestético na tatuagem (feio).

Ao decidir por fazer uma tatuagem na mão você corre o risco do pigmento reagir de forma inesperada.

Não há problema nenhum nisto se você estiver ciente do que pode acontecer. Existem pessoas que fazem tatuagem na mão sabendo disto e está tudo bem para elas. No caso do pigmento desbotar, estas pessoas ficam retocando a tatuagem na mão de tempos em tempos. As que tiveram o pigmento espalhado, deixando as linhas grossas e mal formadas, acabam aceitando porque neste caso não há muito o que ser feito, a não ser a remoção a laser.

Eu já fiz tatuagem na mão de algumas clientes e tive bons resultados em algumas, enquanto outra precisou de retoque, faz parte. Não é culpa do tatuador e nem sua. Faz parte da natureza da pele naquela região. O mesmo acontece com tatuagens na sola dos pés, calcanhares, as vezes em cima de estrias ou cicatrizes.

Algumas tatuagens na mão que eu fiz

Leia também:

Leia também