A humanidade criou os caminhos e definiu a história da arte com suas próprias mãos. Das pinturas rupestres ao teto da Capela Sistina, tudo faz parte da história da arte e são criações e expressões artísticas que nos dizem muito sobre a vida das pessoas que as criaram. Uma obra de arte possui significados sociais, históricos e culturais e é preciso entender a ampla linha do tempo da história da arte para apreciar plenamente estes significados.
Era da arte
Desde que a humanidade tem consciência de si, ela cria arte para diversas representações do eu. As pinturas rupestres foram criadas há cerca de 40 mil anos e existem pinturas e desenhos da atividade humana do Paleolítico sob rochas e em cavernas.
Não há como saber a razão destas produções artísticas iniciais, à princípio poderiam ser uma forma de registrar suas experiências vividas, sua história. No entanto, a história oficial dos períodos artísticos só se inicia a partir da época românica. Não existem a inclusão de pinturas rupestres, esculturas e outras obras de arte da idade da pedra.
Nem mesmo os belos afrescos produzido no Egito e em Creta por volta de 2000 Ac. entraram para os cronogramas oficiais de história da arte. Os motivos dizem respeito ao fato destas primeiras eras de expressão estarem ligadas a um espaço geográfico relativamente pequeno.
Este artigo espera dar a você uma visão sobre o estilo artístico em constante mudança da mente criativa humana enquanto exploramos as complexidades dos diferentes períodos da arte.
Breve visão da linha do tempo da história da arte
As datas representadas abaixo são aproximações, muitos dos períodos se sobrepõem consideravelmente. Algumas eras duraram milhares de anos, enquanto outras menos de 10 anos.
Período da arte | Anos |
Românico | 1000 – 1150 |
Gótico | 1140 – 1600 |
Renascimento | 1495 – 1527 |
Maneirismo | 1520 – 1600 |
Barroco | 1600 – 1725 |
Rococó | 1720 – 1760 |
Neoclassicismo | 1770 – 1840 |
Romantismo | 1800 – 1850 |
Realismo | 1840 – 1870 |
Pré-Rafaelita | 1848 – 1854 |
Impressionismo | 1870 – 1900 |
Naturalismo | 1880 – 1900 |
Pós-Impressionismo | 1880 – 1920 |
Simbolismo | 1880 – 1910 |
Expressionismo | 1890 – 1939 |
Art Nouveau | 1895 – 1915 |
Cubismo | 1905 – 1939 |
Futurismo | 1909 – 1918 |
Dadaísmo | 1912 – 1923 |
Nova Objetividade | 1918 – 1933 |
Precisionismo | 1920 – 1950 |
Art Deco | 1920 – 1935 |
Bauhaus | 1920 – 1925 |
Surrealismo | 1924 – 1945 |
Expressionismo Abstrato | 1945 – 1960 |
Pop Art / Op Art | 1956 – 1969 |
Arte Povera | 1960 – 1969 |
Minimalismo | 1960 – 1975 |
Fotorrealismo | 1968 – agora |
Surrealismo |
1970 – agora |
Arte Contemporânea | 1978 – agora |
Hoje em dia existem variedades de estilos artísticos que nossa linha do tempo parece não capturar ainda, mesmo porque ela termina a 30 anos ou mais atrás. Alguns historiadores acreditam que o conceito tradicional de pintura morreu nos tempos atuais, no entanto, não é preciso adotar esta postura para entender a história da arte vista no passado e como a arte muda ao longo do tempo.
Experiências humanas únicas foram compartilhadas em forma de arte através dos tempos, não podemos jamais ignorar isto. A arte é como a consciência humana, está em constante evolução.
Alguns Períodos da História da Arte e suas particularidades
1. Período Românico (1000 – 1300)
- Desenvolvida durante a ascenção do cristianismo ca. 10000 dC
- Apenas uma pequena parcela da população era alfabetizada
- Para divulgar mensagens (principalmente da biblía) eles precisam de um método alternativo
- As informações eram compartilhadas através da arte
- A arte não era sobre quem pintou, mas sim sobre a mensagem que passava.
2. Era Gótica (1100 – 1500)
- Expressão de dois sentimentos contrastantes da época: liberdade e medo
- Surgiu a partir do período Românico na França
- De um lado as pessoas experimentavam um certo nível de liberdade de pensamento e compreensão reliogosa, por outro havia o medo do mundo estar acabando
- Cristianismo ainda é o centro das tensões
- À medida que as pessoas se sentiam mais livres para pensar por si mesmas e lutavam contra a conformidade, os temas das pinturas se tornavam mais diversos.
- A força da igreja começa a diminuir e há um declínio gradual da fé na igreja
As pinturas góticas começaram a retratar cenas da vida humana real: trabalho, caça, campo. O foco saiu um pouco do divino e místico para as complexidades da humanidade.
- Figuras humanas ganham mais atenção nas pinturas, de modo que os rostos se tornavam mais realistas, individuais e bidimensionais.
- Roupas e objetos pessoais começaram a ser pintados de forma mais realista também. As roupas tinham a atenção do artísta na criação de dobras e movimento.
No final da era gótica, as obras de Hieronymus von Bosch, Breughel e outros não eram adequadas para serem colocadas em uma igreja.
- Aumenta o número de artistas conhecidos, por causa do afastamento da igreja
- Surgem escolas de arte na França, Itália, Alemanha, Holanda e outras partes da Europa.
3. Renascimento (1420 – 1520)
Uma das eras mais conhecidas na história da arte, nos presenteou com artistas como Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Esta era continua concentrada no indivíduo como inspiração e teve influência filosófica dos antigos romanos e gregos. Pode ser visto como um renascimento cultural, como o despertar de uma era da arte nunca antes vista.
- Retorno do foco no mundo natural e realista
- Perspectiva tridimensional ganha ainda mais importância (veja a estátua de David de Michelangelo, criada para ser vista de todos os ângulos)
- A mesma pespectiva tridimensional aparece nas pinturas renascentistas
- Cenas se tornam mais complexas, com forte ênfase no realismo
- Mudam as tintas de têmpera para tintas à óleo
- Início das grandes pinturas de paisagens holandesas
4. Maneirismo (1520 – 1600)
Um era chamada de “kisch”, cafona em nossa língua. Não que todas as pinturas da época eram assim, mas o exagero relativo caracterizou-a desta forma.
- Os artistas começam a expressar e explorar seu próprio estilo de uma maneira única e individual
- Mantem-se as perspectivas tridimensionais
5. Barroco (1590 – 1760)
- A arte continua a celebrar a vida human
- Reis, Papas, Príncipes queriam ser retratados através da arte
- O exagero da época do maneirismo se manteve com cenas de pintura cada vez mais irrealistas e magníficas
As pinturas barrocas mostravam reis subindo aos céus, mais próximos da divindade e poder de Deus. A humanidade ganhe importância, ainda com simbolismo religioso, mas voltado para o humano como centro das composições.
- Materiaos como ouro e mármore passam a fazer parte das esculturas para simbolizar riqueza e status
- Opostos de claro e escuro, cores quentes e frias, símbolos do bem e do mal são enfatizados
- A arte era uma forma de exibir riqueza, poder e status
6. Rococó (1725 – 1780)
Típicas da aristocracia francesa, o nome deriva da palavra francessa rocaille, que significa “concha”. Visual claro, arejado e cheio de fantasia francesa.
- Formas sólidas suavizaram-se em luz, ar e desejo
- Pinturas leves e divertidas com cores claras e brilhantes, quase trabsparentes em alguns casos
Assim como a atitude da aristocracia francesa da época, a arte do período rococó está totalmente afastada da realidade social . O idílio do pastor tornou-se o tema deste período, representando a vida leve e despreocupada, sem os constrangimentos das dificuldades económicas ou sociais.
7. Classicismo (1770 – 1840)
Um contraste a era do rococó, voltou com estilos anteriores e mais sérios de expressões artísticas. Inspirou-se na arte clássica romana e grega, muito parecida com o período renascentista.
- Formas estritas, cores bidimensionais e figuras humanas
- Tom de pinturas rigoroso, cores perdem o simbolismo.
- Arte usada internacionalmente para incutir sentimentos de patriotismo
8. Romantismo (1790 – 1850)
Ocorre na mesma época do classicismo, as pinturas era muito mais sentimentais.
A exploração do intangível; as emoções e o subconsciente ocuparam o centro do palco. Nessa época, as pessoas começaram a fazer caminhadas na tentativa de explorar o mundo natural. Não era, porém, a verdadeira realidade do mundo natural que eles pretendiam descobrir, mas a maneira como ela os fazia sentir.
- Sem estilo tangível ou determinável
- Pintores franceses e ingleses se concentravam nos efeitos de sombras e luzes
- Pintores alemães se concentravam a ter mais gravidade de pensamento
- Os pintores desta época foram frequentemente ridicularizados por sua interpretação
9. Realismo (1850 – 1925)
- Reação contrária ao romantismo
- Pinturas representam não apenas o belo e bom, mas também o feio e mau
- Foco na “arte da verdade”
- Pinturas que não são agradáveis aos olhos
- Algumas cenas eróticas perderam o erotismo real
10. Impressionismo (1850 – 1895)
- Historiadores dizem que este movimento deu início a era moderna
- Depois do cubismo, um dos períodos artísticos mais facilmente reconhecíveis
- Apresentou artistas como Vang Gough e Claude Monet
- Rompeu com pinceladas suaves e áreas de cores sólidas
- Impressionismo, inicialmente era como um palavrão no mundo da arte
- Muitos acreditavam que os artistas não tinham técnica, que espalhavam simplesmente tinta nas pinceladas
- Pinceladas furiosamente selvagens e diferente das pinceladas dos períodos anteriores
- Formas e linhas desapareciam em um turbilhão cores
- Os temas, as vezes, só podiam ser reconhecidos olhando à distância
A pintura começou a acontecer em “en-plein-air”, ou seja, ao ar livre. Os artistas capturavam cores complexas e em constante mudança do mundo natural. Os artistas queriam criar arte pela arte, não tinham mais tanta intenção de palestrar e ensinar. Galerias e exposições começam a ganhar evidência.
11. Simbolismo (1890 – 1920)
- Artistas começam a se preocupar com a representação de sentimentos e pensamentos por meio de objetos
- Temas favoritos eram morte, pecado, paixão e doença
- Formas claras, fato que antecipou a era da Art Nouveau
12. Art Nouveau (1890 – 1910): Puro ouro de Gustav Klimt
Gustav Klimt não foi o artista mais importante do movimento Art Nouveau, mas é um dos mais conhecidos. Inclusive, muito do meu trabalho é inspirado da Art Nouveau e em Klimt.
Linhas suaves e curvas, muitos florais e uma estilização estilística das figuras humanas.
Muitos países reconhecem este estilo como da Secessão. Há muita simetria, ludicidade e juventude. Embora muitos críticos ignorem, a art nouveau também teve muito conteúdo político. Artistas tentaram trazer a partir de elementos florais uma crítica as cidades industriais da época, representando a natureza em seus trabalhos. <3
13. Expressionismo (1890 – 1914)
- Expressão de sentimentos subjetivos, não havia interesse na aparência das coisas por fora
- Há um certo tom de agressão em algumas pinturas, as vezes arcaicas e selvagens
- Contrasta o impressionismo com uma intensidade perturbadora
- Criticava o poder e a ordem social vigente, espalhava ideias políticas pela pintura
- Arte política
14. Cubismo (1906 – 1914)
Dois artistas iniciaram o movimento: Pablo Picasso e Georges Braque. O movimento era sobre fragmentação, formas geométircas e múltiplas perspectivas.
- Objetos representados de vários lados simultaneamente
- Rejeição de todas as regras da pintura ocidental e teve forte influência nos estilos de arte seguintes
15. Futurismo (1909 – 1945)
Era mais um movimento político de inspiração artística do que um estilo artístico. Rejeitava a organização social e moral cristã, estava cheia de caos, hostilidade, agressão e raiva.
Rejeitavam regras da pintura clássica, acreditando que tudo o que vinha sido passado por gerações (crenças, tradições, religião), era suspeito e perigoso. Tinha uma natureza militante, era um tipo de anarquismo artístico.
16. Dadaísmo (1912 – 1920)
“Dada” é uma pequena palavra com muitos significados em diferentes idiomas e, ao mesmo tempo, não significa nada. Baseado nos conceitos de ilógica e provocação, era visto como movimento artístico e movimento anti-guerra.
- Falta de lógica das regras, normas e tradições
- Abrangeu várias formas de arte como poesia, escrita, dança e arte performática
- Parte do movimento era questionar o que poderia ser classificado como arte
O dadaísmo representa o início da arte de ação em que a pintura se torna mais do que apenas um retrato da realidade, mas sim uma amálgama das partes sociais, culturais e subjetivas do ser humano.
17. Surrealismo (1920 – 1930)
Como se o dadaísmo não fosse estranho o suficiente, os surrealistas tomaram o mundo dos sonhos como a fonte de toda a verdade. Mas eu sou suspeita, pois meu trabalho também tem um toque surrealista nas madonas.
Um dos artistas mais famosos deste movimento foi Salvador Dali.
- O surrealismo é psicanalítico, as pinturas vem diretamente dos sonhos
- Lida com desejos desconfortáveis, ocultos, tabus
- Crítica direta das ideias e crenças arraigadas da burguesia
- Não era popular quando começou, mas influenciou muito o mundo da arte moderna.
18. Nova objetividade (1925 – 1965)
Este movimento se opôs aos surrealistas e se voltou para o mundo dos objetos físicos, concretos e visíveis, muitos temas eram críticas sociais. As pessoas estavam em busca de um tipo de ordem para se agarrar após a guerra.
- Imagens frias, sem emoção e técnica com temas favoritos como rrádio e lâmpadas
- Tinha várias alas diferentes no movimento
19. Expressionismo Abstrato (1948 – 1962)
Considerado o primeiro movimento artístico originário de fora da Europa, emergiu da América do Norte. Se concentrou na pintura de campo de cores e pinturas de ação. Em vez de tela e pincel, baldes de tintas eram despejados no chão os os dedos eram usados para criar imagens.
- Artistas mais conhecidos Marc Tobey e Jackson Pollock, diferente de qualquer outro anterior a ele.
- Aplicação de tinta espessa
- Se espalhou por toda a Europa
- Conservadores americanos a chamavam de “antiamericana”.
20. Pop Art (1955 – 1969)
Tudo no mundo era arte para os artistas da pop art. Desde anúncios, latas, pasta de dente e vasos. Caracterizada por blocos de cor uniformes, linhas e contornos nítidos. Pintura e arte gráfica influenciadas pelo fotorrealismo e impressões seriadas.
21. Neo Expressionismo (1980 – 1989)
Surgiu com pinturas representativas e de afirmação da vida em grandes formatos. Berlim foi o ponto central do movimento e os projetos apresentavam a vida da cidade grande e suas cidades. O nome surgiu do fauvismo. Alguns artistas se dissolveram em 1989 mas outros continuaram com o estilo em Nova York.
A arte é fundamental na vida do ser humano e lhe confere significados. Muito do que experimentamos só pode ser capturado com precisão através da expressão artística.
Espero que este breve resumo tenha te fornecido informações sobre alguns contextos que cercaram a história da arte.
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