Escolher um estúdio de tatuagem pode parecer algo simples. No entanto, escolher um estúdio de tatuagem para se tatuar vai muito além de achar a arte de determinado tatuador bonita ou não. Existem regras de segurança que os estúdios devem seguir para fornecer um atendimento seguro e profissional para você.
Isto inclui o uso de materiais descartáveis como agulhas, luvas, máscaras e até o processo de limpeza do local. Antes de me tornar tatuadora eu fui em estúdios fazer tatuagens e não reparei em nenhum destes fatores. Só perguntava sobre as agulhas. Acontece que há muitos fatores contaminantes em um estúdio caso as regras de biossegurança não sejam seguidas a risca.
Aqui aplico todas as diretrizes de segurança para que o estúdio seja um local livre de contaminações para mim e para meus clientes. Mantenho minha carteira de vacinação atualizada e me cerco de segurança para que todos fiquem bem.
Algumas regras de segurança para evitar contaminações são:
- Limpar o estúdio com álcool 70% (maca, móveis na área de tatuagem, potes de produtos próximo entre outros), uso de luvas, máscaras descartáveis e protetores nos braços para não entrar em contato com fluídos, manter a carteira de vacinação em dia, não reutilizar tintas dos batoques (elas devem ser descartadas junto com os batoques após o uso)
- Utilizar agulhas descartáveis (cada sessão é uma agulha nova, mesmo que seja para a mesma pessoa em outro dia), utilizar giletes descartáveis para o preparo da pele e depois descartar
- Utilizar grips (suporte que encaixa a agulha na máquina) descartável ou no caso de grips de metal é preciso ter uma máquina chamada autoclave para esterilizar após o uso (aqui sempre utilizo descartável, porque acredito ser o melhor em biossegurança)
- Usar plásticos protetores na máquina e nos fios que ligam a máquina
- Envelopar a maca, a área de cima do carrinho de apoio, os potes de produtos, fonte e tudo que tiver ao alcance de possíveis fluídos com papel filme e depois da sessão descartar todo o papel filme que envelopava os itens.
Depois da sessão
- Descartar tudo que foi utilizado para envelopar os móveis, máquinas, tatuador e papeis descartáveis, lenços umedecidos, restos de tintas de batoques e os batoques em lixo específico do estúdio. Descartar os perfurocortantes como agulhas e gilete de barbear em uma caixa específica para perfurocortantes (nunca no lixo comum). Limpar tudo com álcool 70%
Pode parecer bobagem, mas segurança nunca é demais quando se trata da saúde de todos. Como você pode ver, antes de começar uma tatuagem existe todo um processo de limpeza e preparação do local para que ele seja seguro. E isto inclui o uso de muitos materiais de limpeza e descartáveis.
Isto gera um custo e por isso, acredite, uma tatuagem não é só fazer um desenho com uma máquina. Se o seu tatuador cobrar um valor justo, observe os materiais que ele usa e o processo que ele segue. Se ele for profissional você perceberá que vale a pena pagar pela segurança.
Leia mais: