Blog, Comportamento, Cuidados, Saúde, Tatuagem

Pode Fazer Tatuagem Amamentando?

fevereiro 13, 2020 - 0 Comments

Se você perguntar para muitos tatuadores se pode fazer tatuagem amamentando, muitos dirão que não.

Dirão que não pode fazer tatuagem amamentando em hipótese alguma. Há controvérsias sobre o assunto. Mesmo porque, não há nenhum estudo ou pesquisa científica que dê o ponto final nesta questão. Nem para o sim, nem para o não.

Além de tatuadora, tenho vários projetos voltados para o público materno com foco principalmente em amamentação. E nestes projetos, que gerencio a anos, as pesquisas científicas sempre foram um norte para todos os assuntos sobre o tema.

A ideia sempre foi tornar a vida da mãe que amamenta o mais confortável e normal possível, dentro de todas as mudanças que ocorrem. E que são muitas.

Isto significa tentar não privar esta nova mãe de fazer coisas das quais gosta por causa da amamentação ou não fazer com que ela tenha que escolher entre uma coisa e outra, mostrando que é possível continuar amamentando e fazer muitas coisas das quais gostamos, como se tatuar.

>> Como escolher o local para se tatuar

A conclusão que muitos profissionais de aleitamento chegaram é que seguindo as recomendações de segurança para a saúde materna, fazer tatuagem amamentando não representa riscos.

O site E-Lactancia, referência em produtos que podem ou não ser usados durante a amamentação também não classifica fazer tatuagem amamentando como um risco, veja o que eles dizem a respeito:

A tatuagem deve atender a todos os padrões de segurança e saneamento conhecidos, a fim de evitar a transmissão de infecções por hepatite B, hepatite C e HIV. Como medida de segurança, os bancos de sangue e muitos bancos de leite humano não aceitam doação de produtos biológicos até que um período de 4 a 12 meses tenha decorrido após a tatuagem. Com base nisso, algumas autoridades recomendam esperar até que a amamentação termine para tatuagem (o motivo de esperar está relacionado a sua possibilidade de ser uma doadora de leite materno, apenas isso).

Alumínio, Cádmio (amarelo), Carvão (preto), Cinábrio (vermelho), Cobalto (azul), Cromo (verde), Ferro (marrom), Magnésio (violeta), Mercúrio (vermelho), Titânio (branco), Zinco (branco) ), plásticos e formaldeído são alguns produtos utilizados como corantes e pigmentos para tatuagem.

Embora corantes e pigmentos usados ​​para tatuagem possam representar um risco de toxicidade, são mantidos sob a pele, o que os impede de entrar na corrente sanguínea. Esta é a razão pela qual uma tatuagem antiga ou uma nova feita durante a amamentação não é contra-indicada, desde que sejam seguidos os melhores padrões de segurança e saneamento para garantir a prevenção da transmissão de doenças infecciosas.

Os cremes usados ​​para fins anestésicos, anti-sépticos ou anti-inflamatórios, antes ou depois da tatuagem, são compatíveis com a amamentação, como o paracetamol ou o ibuprofeno, usados ​​para aliviar a dor. 

As tatuagens no mamilo devem ser evitadas, pois isso representa um risco de deglutição de corantes que podem ser tóxicos. A remoção a laser de tatuagem pode desagregar os pigmentos da tatuagem que entram no sangue e na linfa e são excretados no leite materno, motivo para esperar prudentemente, dependendo do corante a ser removido, até que a amamentação termine.

Estes riscos dizem respeito ao tipo de tinta usados e ao processo. Fazer uma tatuagem sempre irá representar um risco no sentido de cicatrização, cuidados antes e após o procedimento. Então a linha é tênue, mas estes pontos chaves de cuidados, devem ser tomados por qualquer um que resolva se tatuar, estando ou não amamentando.

O principal a se ter em mente, em qualquer situação, é o de escolher um estúdio seguro e um tatuador que tenha um comportamento de biossegurança adequado.

>> Como Escolher um Estúdio de Tatuagem?

Obviamente que seu bebê não deve ser levado ao estúdio porque um estúdio não é um local adequado para crianças de nenhuma idade e você deve cronometrar o tempo da sessão ou deixar leite materno ordenhado para ser ofertado ao bebê durante o tempo que estiver se tatuando.

Também é importante levar em consideração que tatuagens grandes demais requerem muitos cuidados, mais tempo de sessão e maior tempo de cicatrização e todas estas atividades ao mesmo tempo com a amamentação possam te deixar mais cansada.

O ideal é esperar até que o bebê tenha pelo menos 8, 9, 10 meses, quando ele já iniciou a introdução alimentar e sua única atividade de alimentação não seja a amamentação, assim você terá um tempinho para cuidar de sua tatuagem como deve e seu bebê não sofrerá muito esperando para ser amamentado.

Escrevi mais detalhadamente sobre tatuagem e amamentação aqui neste artigo do Mãe Pop >> Tatuagem x Amamentação

Me envie um email :)
LET'S TALK
  • OR
    [email protected]

    11.97241.8481

    Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. - Carl Jung -

    Copyright © 2020 Suelen Maistro

    %d blogueiros gostam disto: