Você sabia que a camuflagem de estrias não resolve o problema? E mais, pode piorar? Se você está chegando neste portal agora, deixa eu me apresentar antes de falar sobre camuflagem de estrias. Eu sou a Sue Maistro, artista visual, tatuadora e esteticista. Eu atuo profissionalmente com arte visual, você pode ver ao longo deste site todo meu trabalho artístico e a arte está no meu DNA, tanto que resolvi aplicar ela em forma de tatuagens.
Mas quando decidi fazer isso, sabia que precisava entender de pele também e por isso resolvi me formar em estética e cosmetologia. Pronto, devidamente apresentada, agora eu posso falar de camuflagem de estrias como esteticista e tatuadora. Nada como conhecer as duas áreas, não é mesmo?
A camuflagem de estrias se tornou popular a alguns anos e vem deixando pessoas tanto felizes quanto infelizes. As que nunca pegam sol ou se bronzeiam talvez sejam algumas das que ficaram felizes com o procedimento.
O que são estrias?
Primeiro preciso te dizer que popularmente falando, as estrias são causadas por um estiramento inestético da pele (quando você ganha muito peso, na gravidez, com algum tipo de impacto na pele e até mesmo com o atrito).
Este estiramento formam linhas inicialmente rosadas na pele e depois de algum tempo, brancas ou roxeadas. Elas ficam em um tom diferente da cor da pele da pessoa, mais fina e as vezes até com uma diferença de textura, parecendo ser mais profunda. A pele fica com um aspecto inestético e incomoda muitas mulheres.
O que é camuflagem de estrias?
A camuflagem de estrias se tornou um serviço popular porque tem o objetivo de esconder, disfarçar, “camuflar” as estrias com pigmentos aplicados no tom da sua pele. Inicialmente tatuadores faziam isso, com pigmento de tatuagem (e ainda fazem).
Depois a área estética começou a oferecer o serviço como micropigmentação (teoricamente pigmentos para micropigmentação e mais diluídos – mas deixa eu te contar um segredo: muitas profissionais usam os pigmentos de tatuagens mesmo, porque são mais baratos do que os de micropigmentação)
Estes profissionais prepararm os pigmentos, o diluindo e encontrando o tom da sua pele. E aplicam nas estrias das pessoas, pintando a área que possui o estiramento. A aplicação é feita com máquina de tatuagem (quando feita por um tatuador) ou com dermógrafo (quando feita por um micropigmentador). E então a cliente vai para casa, passa por um processo de cicatrização como se fosse uma tatuagem nova e teoricamente, o pigmento fica na sua derme, camuflando a estria que tinha por baixo.
Camuflagem de estrias é permanente?
Na maior parte dos casos sim, mesmo quando dizem que não. E eu vou te explicar o motivo detalhadamente. O tatuador vai utilizar pigmentos próprios de tatuagens, que são, permanentes. O pigmento de tatuagem é encapsulado. Isso significa que quando aplicado na derme, as chances do corpo conseguir expulsar este pigmento no processo de cicatrização são muito pequenas. E a ideia é ser permanente mesmo.
O micropigmentador, que na maioria das vezes não é esteticista, deveria aplicar o pigmento próprio para micropigmentação, mas como este pigmento costuma ser mais caro, geralmente eles usam o pigmento de tatuagem, sem saber os detalhes sobre ele ser ecapsulado e fixar muito mais do que o pigmento de micropigmentação. Então, fica permanente. Mesmo eles dizendo que não.
Um outro detalhe é que muitas pessoas não saibem em qual camada aplicar o pigmento. E o aplicam em uma camada muito profunda da pele e além de machucar a pele (que já é bem fina na região da estria), as vezes transforma algo que era pra ser temporário, em permanente.
As mulheres com micropigmentação de sobrancelhas que nunca mais saíram e ficaram cinza azulado com o tempo, que o diga. Então, a camuflagem de estrias costuma ser permanente.
Quanto custa fazer camuflagem de estrias?
O valor depende da região a ser camuflada, o aspecto de suas estrias e a região de atendimento. Então os valores podem variar entre R$ 500 a R$ 1.500 por sessão.
5 motivos para não fazer camuflagem de estrias
Como esteticista e tatuadora, eu não aconselho nenhuma mulher a fazer camuflagem de estrias. Porque os resultados obtidos, o próprio nome já diz: apenas camufla o problema.
1. Pigmento não altera de cor com o sol.
Isso significa que se você bronzear a área que esta com estrias camufladas, sua pele ficará mais escura e a parte camuflada não. Você terá um efeito inverso de quando tinha as estrias. Esse efeito pode sumir com o tempo, mas vai levar um tempo. O mesmo incômodo de antes, volta.
2. Erro na tonalidade de cor de pele
Além disso, você também corre o risco do profissional não acertar o tom da sua pele correntamente. Ou até mesmo do tom da sua pele mudar um pouco com o passar dos anos e o pigmento aplicado vai continuar como está.
3. Não pode fazer laser na região
Você não poderá fazem nenhum procedimento de laser, como remoção de pêlos, na região com camuflagem de estrias.
4. Manchas na pele causadas pela hiperpigmentação
Algumas peles podem hiperpigmentar e atrair o pigmento da tatuagem, tornando as estrias ainda mais visíveis. Nesses casos, tanto a tatuagem quanto a micropigmentação de estrias pode piorar o problema.
5. Envelhecimento natural da pele e reações com o pigmento
Toda tatuagem muda com o passar dos anos. As linhas finas podem se expandir e ficarem grossas, o pigmento pode se espalhar. Isso é um processo comum causado pelo envelhecimento natural da pele. A camuflagem de estrias nada mais é do que uma tatuagem na região. E o pigmento dela pode sofrer alterações com o passar dos anos, se expandindo, mudando de local e causando novas manchas na pele.
Qual a solução para não precisar fazer camuflagem de estrias?
No meu ateliê, minhas clientes perguntam se eu faço camuflagem de estrias. Afinal, eu sou esteticista e tatuadora, como não faria não é mesmo? E eu não faço por causa dos problemas que citei acima. Vejo mais desvantagens no procedimento do que vantagens.
Então, eu precisei pensar em uma solução que alivia-se o problema das estrias para minhas clientes sem expô-las aos riscos de se fazer uma camuflagem de estrias. Criei um tratamento de estrias que utiliza uma técnica de microagulhamento pontual, sem pigmento e com ativos de tratamento para estrias.
Resutados: tratar a estria de maneira profunda com os benefícios do microagulhamento feito com uma máquina de tatuagem (que é muito mais eficiente). O tratamento precisa de 4 ou mais sessões. As sessões são feitas uma vez por mês para dar tempo da sua pele se recuperar e produzir mais colágeno.
Você também precisa ajudar no tratamento se hidratando: bebendo água suficiente para seu peso, hidratando sua pele e evitando pegar sol sem protetor solar adequado.
Mas veja, é um tratamento. O que um tratamento para estrias oferece é a honestidade dos resultados: as estrias podem reduzir de espessura e melhorar sua aparência. Eu não vou prometer acabar com suas estrias, eu vou tratar suas estrias com o objetivo de melhorar a aparência delas.
E só de reduzir a espessura e melhorar a aparência das estrias, muitas mulheres se sentem muito melhor consigo mesmas e com seus corpos. Porque não é o problema em si, as vezes é só o excesso dele. Afinal, a maioria das pessoas tem estrias, inclusive os homens.
Leia mais:
- Dermaplaning: Conheça a Técnica e seus Benefícios
- Cuidados Com a Pele: Pele Hidratada, Tatuagem Linda